segunda-feira, 16 de maio de 2011

Modernismo: Histórico e definição. Beatriz, n04, 7C.

O modernismo, também conhecido como movimento modernista é o conjunto de movimentos culturais, escolas e estilos.
No modernismo, encaixam-se:  a literatura, arquitetura, o design, pintura, escultura, teatro e a música modernas. Destacando-se a literatura e artes plásticas.
O modernismo baseou-se nas opiniões de que a literatura, design, organização social e da vida cotidiana tornaram-se ultrapassadas, era necessário deixá-las de lado e criar no lugar uma nova cultura. O movimento moderno argumentava que que as pessoas deveriam se adaptar a suas visões de mundo a fim de aceitar que o que era novo era também bom e belo.
Esse movimento foi principalmente marcado pela liberdade de estilo e aproximação com a lingua falada, sendo os da primeira fase mais radicais em relação a esse marco. 
O Modernismo se divide em três fases: a primeira fase, mais radical e fortemente oposta a tudo que foi anterior, que causou muita polêmica; uma segunda menos irreverente, que formou grandes romancistas e poetas; e uma terceira, também chamada Pós-Modernismo por vários autores, que se opunha de certo modo a primeira fase.
O modernismo no Brasil se tornou tão importante que foi criada a "Semana de Arte Moderna", na primeira fase.
No modernismo houveram muitos artistas influentes, como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia, Manuel Bandeira, Di Cavalcanti, Graça Aranha, Guilherme de Almeida e muitos outros.
"Operários", de Tarsila do Amaral, 1933



"Abaporu", de Tarsila do Amaral, 1928.


"Estrada de ferro", por Tarsila do Amaral, 1924

Por: Beatriz de Oliveira Tini Garcia, n04, 7C.
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário