A comemoração Bumba-meu-boi, veio de uma lenda, de Catirina e Pai Chico que contam da seguinte forma: o Pai Chico(um escravo) mata um boi de seu chefe, pois sua esposa que está grávida, Mãe Catirina, quer comer língua, e como reza outra lenda, tudo que uma grávida quer comer, ela precisa comer. Quando seu chefe repara no sumiço do animal, ele fica furioso e, após investigar descobre que o Pai Chico matou o animal, e obriga Chico a trazer o boi de volta. Os pajés e os curandeiros se reuniram para salvar o escravo. Quando o boi ressuscitou, todos fizeram uma enorme festa para comemorar.
A imagem acima é um personagem do festival Bumba-meu-Boi.
A lenda que leva a esta comemoração surgiu no nordeste do Brasil, mais exatamente no Piauí, com a vinda de vaqueiros vindos da Baiha em busca de pastagens e Gado. Porém, não era muito famosa. Começou a ser conhecida quando passou para o Maranhão, e depois para a Amazônia, onde finalmente se popularizou. Depois, o festival espalhou-se por boa parte do Brasil, e ganhou diferentes nomes como: boi-bumbá, pavulagem, boi-calemba, bumbá, boi-de-reis, boi-surubim, boi-zumbi, boi-janeiro, boi-estrela-do-mar, dromedário, mulinha-de-ouro, entre outros. O festival, no geral, é sempre o mesmo. Sua dança é dramática, suas características são medievais, o que lhe dá a qualidade de veículo de comunicação.
A imagem abaixo é uma foto do festival.
Embora simples o festival é, emocional, direto, com comunicação oral, e de ampla interpretação do público. O drama dos seus personagens, torna a festa uma comédia dramática, pois seus personagens também são animados e enfeitados.
Fontes:
http://beirouth.files.wordpress.com/2010/06/bumba_boi1.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bumba_meu_boi
http://www.brazilsite.com.br/teatro/teat02a.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário